Começar em UX Design
UX Design
abr 30

Começar em UX Design

Muito se tem ouvido falar em UX e UI design (User experience e User interface). Não à toa, em tempos de corona vírus e todas as consequências disso, nosso tempo olhando telas aumentou cada vez mais. Se antes isso era visto um problema e muitas pessoas vinham fazendo um detox digital, é, um viva ao mundo digital e suas diversas telas.

Seja como uma forma de entrar em contato com amigos e familiares distantes e checar se está tudo bem, seja para marcar uma partida online com os amigos ou apenas passar o tempo, estamos cada vez mais imersos nas telas e no universo digital. Pensar em usabilidade nunca foi tão importante quanto agora.

Pensar em usabilidade nunca foi tão importante quanto agora..

Mas o que UX/UI tem a ver com isso? Muita coisa. Aquele app que você ama usar mas não sabe explicar exatamente o motivo, vem do esforço de uma equipe de profissionais aptos e ávidos pela melhor usabilidade para você, usuário. Isso se faz através de uma bela interface, de ações e trajetórias bem definidas, do copy (conteúdo textual, termos únicos da marca e afins) apropriado e inovador e outros elementos não "visíveis", como a pesquisa de UX, análise heurística, benchmarks, dentre outros processos que antecedem a programação e finalização de um app. O mercado vinha em grande crescimento na área. Diversas vagas para UX designer e, tão repentinamente, muitas empresas precisaram demitir seus funcionários neste período tão difícil que estamos passando mundialmente.

O mercado vinha em grande crescimento na área. Diversas vagas para UX/UI designer e, tão repentinamente, muitas empresas precisaram demitir seus funcionários neste período tão difícil que estamos passando mundialmente.

Mas ainda é possível começar em UX/UI?

Sim. Assim como é possível começar em qualquer outra área que tenha uma possível necessidade futura. Digo isso pelo simples motivo de que meu pai era estofador (ele era de 1944) e essa profissão era o suprasumo do Arts&Crafts (hehehe). Com o tempo, muitos dos produtos que meu pai produzia passaram a ser feitos por grandes redes de varejo, com mão de obra mais barata e materiais mais baratos. Ficou difícil competir com uma grande rede de lojas que facilitavam o pagamento em 24x. De verdade. Tirando este caso, acredito que sempre precisaremos de designers (gráficos, de produto, de serviços...), arquitetos, médicos e mais. O universo de usabilidade e interação humano x computador apenas teve seu primeiro boom, por assim dizer. O mercado de ux/ui apenas começou a amadurecer e hoje temos excelentes profissionais nacionais dispostos a colaborar com esta comunidade.

Entretanto, acredito também que possa haver a bolha de UX - não sei se usaria bem o termo bolha, o termo onda definiria melhor do que bolha; tivemos a primeira onda de blogs, depois a segunda, a terceira... São ciclos em si.

Começar a praticar e estudar UX possibilita compreender melhor o universo digital que nos rodeia e saber as melhores práticas para outros usuários. Tem sido um desafio, já que sou formada em Desenho Industrial com foco em Comunicação gráfica. Sinto que são mundos iguais, apenas com termos diferentes e específicos de cada área.

E você? Sabe o que é UX/UI? Acredita ser possível melhorar a forma como usamos os aplicativos, sites, celulares e qualquer outro aparelho que realize processamento (que computa)?

Comments (2)

  1. Priscila abr 30 2020 - 23:49

    Excelente texto! Parabéns!

  2. Witte Vieira Maio 01 2020 - 12:23

    Texto maravilhoso…

Deixe seu comentário

Posts recentes

Condescendência no design
Condescendência no design
maio 17, 2020
Começar em UX Design
Começar em UX Design
abril 30, 2020

Categorias

Quer ajuda?

Precisando de ajuda com seu projeto? Mande uma mensagem!
Envie uma mensagem